Assessoria de Imprensa ou Marketing Digital: qual estratégia é melhor para o seu negócio?
Na hora de escolher uma estratégia de comunicação, seja para alavancar vendas, estreitar relacionamento com o público ou apenas para ampliar seus leques de mercado, muitas empresas ficam em dúvida entre contratar uma Assessoria de Imprensa ou uma consultoria em Marketing Digital com foco em Conteúdo. Embora ambas as formas de comunicação sejam válidas para companhias de diferentes portes, vale a pena considerar um plano conjunto de Assessoria de Imprensa e Marketing Digital. Confira abaixo os benefícios de trabalhar ambos os formatos de comunicação de maneira integrada.
Foco em conteúdo
Tanto a Assessoria de Imprensa quanto o Marketing Digital traçam estratégias com foco em conteúdo. Enquanto a Assessoria de Imprensa pensa pautas para oferecer para a mídia, o Marketing Digital foca na conversa direta com o consumidor através de redes sociais, e-mails marketing, site e blog. Um plano de comunicação conjunto de Marketing Digital e Assessoria de Imprensa vai entender o que é notícia dentro da organização e utilizar esse direcionamento para falar com o público através das mídias digitais.
O futuro é digital
As agências de Assessoria de Imprensa estão se adequando às novas mídias de maneira ágil. Ao traçar uma estratégia conjunta com Marketing Digital, a Assessoria de Imprensa encontra novos canais de divulgação e inserção de seus clientes. Ao invés de focar a comunicação da marca apenas em veículos e meios consagrados como os jornais, revistas, rádios e televisões, o Marketing Digital traça um mapa de tendências e identifica novos canais como blogs, vlogs, contas de Instagram, páginas de Facebook e personalidades que conversam diretamente com o público para ampliar a audiência.
Além de conhecer os players do online, o Marketing Digital acompanha em tempo real a presença dos concorrentes nos mesmos canais, o que também abre amplia as possibilidades de pauta e direciona a produção de conteúdo interna – como os seus canais se diferenciam dos canais da concorrência e como destacar os canais da empresa.
Explore melhor as novas mídias
Embora 79% dos brasileiros ainda se informe preferencialmente pela televisão, as redes sociais vêm, pouco a pouco, mudando o cenário. A Routers, em uma pesquisa de 2015, identificou que cerca de 70% dos brasileiros consomem notícias através do Facebook. As redes sociais têm intensificado seus esforços para combater à fakenews, a fim de garantir que o conteúdo que chega aos usuários tenha mais credibilidade.
A principal medida do Facebook nesta frente é o bloqueio de clickbaits. Sites que são denunciados como caça-cliques frequentemente são banidos da plataforma e precisam recriar suas estratégias do zero. A medida ainda é totalmente reativa, mas em alguns países da Europa a organização da rede social já está testando métodos ativos de eliminar notícias falsas.
Já para entretenimento, opinião e guias de DYI (do it yourself), o Youtube já ultrapassou as audiências da tevê a cabo. De acordo com o Propmark, em 2016 a audiência de canais do Youtube corresponde a 42% da população brasileira (85 milhões de pessoas), enquanto as tevês a cabo detêm 37% da população como audiência.
Entenda o momento da empresa
Os canais de redes sociais utilizados nas estratégias de Marketing Digital são uma forma da empresa falar diretamente com seu público. Os custos de estratégias online normalmente são reduzidos e indicados para todas as fases do negócio – do surgimento à maturidade. Já a Assessoria de Imprensa trabalha melhor com marcas já estabelecidas, que buscam visibilidade. Entender o cenário atual da empresa é o primeiro passo para traçar uma estratégia adequada para as necessidades de comunicação da marca. Companhias estabelecidas, porém, só tem a se beneficiar ao olhar a comunicação como um todo.
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