6 de junho de 2018
Histórias bem contadas atraem a atenção dos ouvintes e promove interação com o conteúdo exposto. No cenário atual da comunicação digital, uma marca não pode apenas vender produtos, é preciso divulgar ideias, sensibilizar e fortalecer os laços com o público. Para atrair novos olhares, as marcas aderiram à estratégia chamada de Storytelling ou narração de histórias. Essa estratégia de marketing é usada para aproximar os clientes e gerar repercussão de maneira espontânea na mídia.
Mas, para isso, é importante saber contar boas histórias. Um modelo assertivo seguido por agências, assessorias e empresas é ‘A Jornada do Herói’. Com 12 etapas e três atos, ela é responsável por mostrar um caminho de transformações, planejamento e conquistas obtidas pelo herói, que pode ser a representação de uma marca ou produto. Os três atos compreendem em: 1) Chamado à aventura e separação, quando o herói sai do seu mundo comum para a resolução de um novo desafio; 2) Testes, aliados e provações, imersão no desafio, enfrentamento dos problemas, tentativas, erros, fracassos e vitórias; 3) Retorno e recompensa, conquista do objetivo e volta ao mundo comum com um novo olhar.
A Jornada do Herói é usada em filmes, séries, campanhas e em diversos tipos de planejamentos de comunicação. Como aplicar esse modelo na divulgação de marcas e empresas para a Imprensa? No gráfico abaixo, traçamos um paralelo entre A Jornada do Herói (nos campos alaranjados) e o processo da Assessoria de Imprensa (nos campos em branco) para contar uma boa história e obter resultados de mídia com ela.
Ao final da Jornada, há a elevação do nível de reconhecimento da marca e também aumento de confiança do target na empresa, produto ou serviço divulgado. Há geração de negócios e maior fidelização.
Conhecer e entender a fundo a história do cliente e conseguir criar contextos, humanizar a marca em situações reais envolvendo superações, batalhas e sucesso, além de vinculá-lo com acontecimentos atuais, são fontes primárias para a construção de uma boa história e de relacionamento duradouro tanto com a Imprensa quanto com o público-alvo.