Assessor-repórter: qual é o papel da assessoria de imprensa nos escritórios de advocacia?
Conforme falamos neste texto, a assessoria de comunicação oferece a escritórios de advocacia e profissionais liberais do direito visibilidade e relacionamento com a mídia de forma a gerar novos negócios, conquistar clientes e ampliar a credibilidade nas relações com a mídia. Mas como a assessoria de imprensa identifica o que é pauta dentro de um escritório de advocacia e como o assessor cria demandas de relacionamento com a mídia através de sua vivência na conta? Confira abaixo alguns insights da nossa equipe de atendimento.
Como o assessor de imprensa identifica oportunidades de conteúdo para a área jurídica?
O assessor de imprensa é, na maioria das vezes, jornalista ou profissional de relações públicas. Desta forma, parte do seu trabalho é estar completamente inteirado dos temas de domínio de seus clientes. Quando o assessor é focado na área jurídica, além de estar atento a pautas que envolvam questões legais, seu trabalho requer que ele esteja a par do cenário político-econômico da região de atuação do escritório e do país.
O trabalho de sugestão de pautas para a área jurídica é totalmente proativo. Se o assessor não estiver alocado dentro do escritório de advocacia, ele perde agilidade na hora de sugerir pautas e construir a notícia junto com seu cliente. É necessário que o profissional possa questionar e estudar vieses e suítes possíveis para os temas que o profissional ou escritório já abordou anteriormente em contatos com a imprensa.
Por exemplo: se um escritório atua na área trabalhista, é importante que tanto o assessor quanto a equipe de advogados estejam inteirados da discussão sobre a Reforma Trabalhista. Já um escritório que atua na área de infraestrutura e direito ambiental deve estar a par dos desdobramentos da operação Lava Jato, principalmente no que diz respeito a construtoras e obras públicas.
Isso não significa, porém, que os escritórios de advocacia opinarão em todos os temas quentes e fornecerão entrevistas para todos os veículos de imprensa que os procurarem. Parte do trabalho do assessor é identificar estrategicamente quais são as melhores oportunidades de inserção em notícias.
O assessor de imprensa deve ficar alocado no escritório de advocacia?
Varia de caso a caso. Se o escritório tiver, por exemplo, uma banca pequena de 5 sócios, não faz sentido manter um assessor alocado com uma periodicidade muito alta. Em todos os casos, entretanto, é imprescindível que o assessor tenha acesso direto aos advogados e que possa dividir com eles o processo de construção da notícia nas pautas que são sugeridas e trabalhadas para o escritório.
O assessor age como repórter dentro do escritório ao sugerir uma pauta e trabalhá-la. É preciso entrevistar a banca de advogados acerca do tema que será proposto para mídia, entender diferentes pontos de vista, o que cada profissional tem a acrescentar ao tema proposto e assim por diante.
Muitas pautas de fundamento jurídico, principalmente em tempos de reformas na legislação, têm a possibilidade de suíte (desdobramento em novas pautas) do tema. Quando o assessor de imprensa está alocado periodicamente dentro do escritório de advocacia, os advogados se sentem mais próximos do processo de relação com a imprensa e ficam mais abertos para as estratégias de comunicação do escritório como um todo.
Além disso, a presença do assessor de comunicação dentro do escritório de advocacia diminui os prazos de resposta para a mídia. Um assessor não-alocado leva o dobro do tempo que um assessor alocado para entender como o escritório ou profissional do direito podem oferecer informações para os veículos de comunicação.
Claro que o acesso direto ao advogado ou banca de advogados via e-mail ou telefone também é um grande facilitador. Porém, em algumas empresas de advocacia a ponte de contato do assessor de imprensa é o departamento de marketing do escritório. Isto pode dificultar a relação do escritório de advocacia com a imprensa. Devemos lembrar que as pautas jurídicas são, em sua maioria, factuais. Isto é, se o advogado ou escritório não estiver disponível de imediato, o jornalista procurará outros profissionais que estejam.
Escritórios de advocacia só têm relevância para pautas quentes?
Não. Embora os jornalistas e veículos de imprensa procurem profissionais do direito que possam comentar pautas quentes como reformas legislativas, decisões de tribunais (inclusive do Supremo Tribunal Federal) e demais desdobramentos dos atuais cenários político, econômico e social, é função do assessor de imprensa identificar também oportunidades de conteúdo focados em ações institucionais do escritório de advocacia.
A divulgação de novos sócios, criação e desenvolvimento de uma nova área de atuação e a cultura organizacional da empresa advocatícia são alguns assuntos estratégicos que devem ser trabalhados em reuniões de relacionamento com a imprensa ou mesmo em notas e pautas institucionais. Quando o assessor de imprensa está inserido na rotina do escritório de advocacia, ele consegue enxergar melhor estas oportunidades de conteúdo relevante sobre a firma e sua atuação.
A Ideias & Efeito possui uma equipe especializada e dedicada à comunicação para a área jurídica, capacitada para o desenvolvimento de um trabalho estratégico e pontual de assessoria de imprensa para escritórios de advocacia e profissionais do direito. Conheça nosso portfólio de clientes e cases.
Comments are closed.