O que você precisa saber antes de traçar uma estratégia de comunicação adequada para sua empresa?
Ter um plano de comunicação é um passo importante para toda empresa que está estabelecendo sua marca no mercado. Desenhar uma estratégia de comunicação vai além de criar anúncios e aumentar as vendas. É preciso posicionar sua empresa, dar a ela uma voz, um diferencial na forma de conduzir seus negócios ante a concorrência, enfim, torná-la mais atrativa para o mercado.
É fácil encontrar, com uma simples busca no Google, empresas e profissionais que prometem planos incríveis de comunicação e que garantem resultados fantásticos com baixo investimento e alto retorno, tudo no modelo DYI (do it yourself). Essa disseminação de conhecimento é válida e importante, mas para que sua estratégia de comunicação seja certeira é importante que você, empresário, entenda o seu negócio e tenha metas claras projetadas para o formato de comunicação que sua empresa deseja adotar. Confira abaixo as principais diferenças entre as estratégias de comunicação mais adotadas pelo mercado.
O Inbound Marketing é a estratégia mais adotada por pequenas e médias empresas, porque existem diversas ferramentas e manuais que auxiliam profissionais de diversas áreas a traçar e executar um plano de comunicação de Inbound Marketing sem precisar contratar uma agência ou profissionais especializados neste setor.
O Inbound define a estratégia de comunicação através da criação de personas – uma da empresa e outra (s) do (s) potencial (is) cliente (s). A brand persona é a voz da sua empresa – se ela fosse uma pessoa, quem seria? Quais seriam seus ideiais, pontos fortes, pontos fracos, formas de consumo e aí por diante. Ela também é detalhada – muitos profissionais de planejamento indicam que se crie uma história para suas personas, sejam elas da marca ou de consumidores.
O mesmo vale para a criação de uma persona de vendas – quem é seu potencial cliente? Quantos anos ele tem? Quais são os seus hábitos de consumo? Como é sua rotina? O Inbound entende que quanto mais você conhece seu potencial cliente, mais formas você tem de abordá-lo para venda.
A estratégia de comunicação do Inbound Marketing utiliza a criação de uma brand e uma buyer personas como ferramenta de diagnóstico: quem representa a minha empresa e quem representa meu consumidor. A partir deste diagnóstico é traçado o plano de conteúdo: como eu falarei com este potencial cliente? Através de quais canais? Com qual frequência?
Após a criação de personas e definição de canais, o Inbound Marketing monitora ferramentas de insights para afunilar seu plano: quais canais e conteúdos se mostram mais efetivos? Onde o público reage melhor? Como esse retorno é convertido em vendas? Qual é o tempo médio de relacionamento necessário até que o lead se converta em venda?
A grande vantagem do Inbound Marketing é a possibilidade de iniciar um plano de comunicação de baixo investimento inicial e com ferramentas que auxiliam na execução do seu plano, além de mensurar efetivamente quantas vendas são conquistadas através de cada canal escolhido para a comunicação.
A publicidade trabalha a presença da marca em veículos de mídia, pontos de venda, feiras e exposições e em redes sociais. O trabalho da publicidade cria conceitos para a venda de um determinado produto ou serviço. O trabalho da publicidade é focado em atingir um target – que é diferente da persona do Inbound Marketing. O target representa um público mais amplo: uma determinada faixa etária, sexo, escolaridade, poder aquisitivo, etc.
As estratégias de comunicação para a publicidade são traçadas a partir dos estudos sazonais de marketing e pesquisa. Algumas ferramentas de análise utilizadas pelo Inbound Marketing também são usadas pela publicidade para direcionar seu plano de comunicação.
Empresas de médio e grande portes, ou que estejam consolidadas no mercado em que atuam investem em publicidade. Isso porque os custos de traçar uma estratégia de comunicação publicitária alinhada às necessidades do marketing são altos e o retorno em vendas é mensurado de forma menos ágil que em estratégias de Inbound, por exemplo.
O objetivo principal da publicidade não é exclusivamente vender um produto ou serviço, mas torná-lo um objeto de desejo do target ao qual essa comunicação é direcionada, ou ainda, é tornar este produto ou serviço referência no mercado. Por isso o investimento é mais alto e o retorno mais demorado.
Assim como a publicidade, a Assessoria de Imprensa é uma estratégia de comunicação mais adequada a empresas que já atingiram a maturidade do negócio e buscam reconhecimento para a marca. O que diferencia o trabalho publicitário da Assessoria de Imprensa é a forma de conquistar espaço em mídia. Se a publicidade paga por espaços em jornais, rádios, revistas, banneres em portais de notícias e afins, em que ela pode veícular seus anúncios no formato e com o texto que achar adequados, a Assessoria de Imprensa identifica oportunidades de notícia dentro dos negócios de seus clientes.
Ambos os formatos trabalham o branding, mas é a Assessoria de Imprensa que agrega valor à marca transformando momentos da rotina de uma empresa em notícia. A Assessoria de Imprensa não promete retorno em vendas, mas em reconhecimento da marca, do serviço oferecido ou de um profissional, por exemplo.
Os planos de comunicação da Assessoria de Imprensa são traçados com base no negócio – a quem ele interessa? Como atingir a esse público? Quais jornais, revistas, sites, blogs, rádios, programas de tevê esse público consome? Quem conversa diretamente com esse público? O trabalho de Assessoria de Imprensa é fazer a ponte entre o negócio do cliente e o público, falando diretamente com quem produz o conteúdo que esta audiência consome.
As métricas avaliadas pela Assessoria de Imprensa também são diferentes das que são utilizadas pelo Inbound Marketing ou pela publicidade. Isso porque a Assessoria de Imprensa não trabalha diretamente com a venda de um produto ou serviço, mas com o reconhecimento da marca e seus diferenciais dos demais players do mercado. Assim, são considerados resultados positivos entrevistas, matérias que citem o porta-voz da empresa como fonte, debates que ele tenha participado, artigos produzidos por ele e afins.
A Ideias & Efeito atua há 14 anos na área de Assessoria de Imprensa e produção editorial. Quer saber mais sobre estratégias de comunicação? Entre em contato conosco.
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